Envelhecimento, prazer e sexo na terceira idade.
ESCOLA DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
VERÔNICA GOMES DE MEDEIROS.
PROJETO DE PESQUISA
NATAL/RN
2012
VERÔNICA GOMES DE MEDEIROS.
PROJETO DE PESQUISA
Atividade avaliativa, relativa à unidade II, da disciplina de Construção do conhecimento e metodologia de pesquisa, da Universidade Potiguar, no curso de Psicologia.
Professora: Glaucineia Gomes de Lima.
NATAL/RN
2012
RESUMO
Neste trabalho verifica-se a satisfação no envelhecimento, o quanto as pessoas idosas a encontram no companheiro (a), na capacidade de amar e ser amado e no fato do prazer e do sexo nesta idade, mesmo estando comedidos de repressões e preconceitos sobre o assunto “sexo” que na realidade a sexualidade abrange todo o período vital dos seres humanos. Também averígua-se que os idosos em relação aos adolescentes têm sido mais infectados pelo HIV/AIDS, por negligencia ao assunto por parte da sociedade. O projeto de pesquisa visa desenvolver entrevistas, coleta de dados por questionário e trabalhos em grupo com pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 60 anos a 75 anos e que pretende gerar reflexões acerca da ideia do namoro na terceira idade, como o tempo de rever – para a melhor – as caricias, o dialogo e a cumplicidade; porque o prazer sexual é o completo de todo o processo do relacionamento, com confiança e maturidade.
Palavras Chaves: Envelhecimento, Sexualidade, HIV/AIDS.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO É em prol da qualidade de vida dos seres humanos que se compõe este projeto de pesquisa, e diga-se em uma atenção especial aos idosos. O estopim deste projeto incide de estudos de autores como Sousa (2008), Laurentino (2006) e Lima e Silva (2012) que apresenta números que indicam que embora os idosos não seja o público mais afetado pela AIDS no país, se trata de um grupo com notificações que superam a quantidade até mesmo dos adolescentes infectados. Há também os