exercícios anaeróbios
O termo Anaeróbico se refere ao processo de respiração celular sem a presença de oxigênio. Os ExercÃcios Anaeróbicos são aqueles cujo metabolismo se dá nos músculos, durante a prática de atividades com alto Ãndice de esforço. Dentre os quais podemos citar, corrida de 100m, natação, levantamento de peso, flexão, agachamento, pilates, yoga, ginástica olÃmpica, salto, entre outros exercÃcios com o objetivo de desenvolver força e crescimento muscular. Podem ser de dois tipos, Lento com Carga e Sem Carga (aparelho de musculação e ginástica localizada) ou de Velocidade (corrida, natação).
Comumente chamado de Musculação ou de ExercÃcios Resistidos, esta modalidade de exercÃcio beneficia aqueles que pretendem ganhar massa magra (músculos), ou até mesmo implementar a massa dos músculos (hipertrofia) e também acelerar o metabolismo e reduzir o peso. Bastante conhecido pelos bodybuilders (fisiculturistas), os quais através da musculação aumentam a massa muscular para participar de campeonatos e apresentações.
A fisiologia do ExercÃcio Anaeróbico acontece através de dois sistemas, o primeiro denominado Sistema Anaeróbio Alático, pela combinação do ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato), gera e armazena energia nos músculos. E o Sistema Anaeróbico Lático ou Glicólise Anaeróbica, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em ácido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.
Dentre as funções do ExercÃcio Anaeróbico, pode-se destacar o estÃmulo a resistência, densidade do osso e flexibilidade. A duração média deste tipo de exercÃcio deve ser de 60 minutos, sendo frequência mÃnima de duas vezes por semana e máxima de quatro vezes. Para obter o resultado esperado, é necessário se adaptar a rotina ritmada de exercÃcios, respeitar o limite do corpo, sem exagerar no peso, bem como dar pausas para o descanso e