exercicio anaerobio
Exercícios Anaeróbios são exercícios de alta intensidade e de curta duração, é utilizada uma forma de energia que independe do uso de oxigênio, daí o termo anaeróbio. São exercícios cujo metabolismo se dá nos músculos, durante a prática de atividades com alto índice de esforço.
A fisiologia do Exercício Anaeróbio acontece através de dois sistemas, o primeiro denominado sistema anaeróbio alático, pela combinação do ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato), gera e armazena energia nos músculos. E o Sistema Anaeróbio Lático ou Glicólise Anaeróbica, o qual processa a substância alimentar denominada carboidrato, em ácido lático, que por sua vez será utilizado nos músculos em forma de glicogênio.
São exemplos de exercícios anaeróbios:
Salto, musculação, provas de velocidades (seja em pé, piscinas ou bicicletas), flexões, abdominais, agachamentos, levantamentos de peso, ginástica olímpica, pilates, ou seja qualquer atividade rápidas com alta intensidade.
O treinamento de força é o tipo eficaz de exercício anaeróbio. Alguns principais benefícios desse treinamento são:
Ajuda a prevenir problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dores na lombar e artrite. Mesmo já sofrendo de alguma dessas doenças o treinamento pode ajudar a aliviar, além de fortalecer o sistema imunológico.
Constrói e mantém a massa muscular magra, pois, a perda dessa massa magra resulta em uma perda de força e um metabolismo mais lento. A perda de massa muscular magra não é resultado normal de envelhecimento, é principalmente o resultado de um estilo de vida sedentário.
Aumenta a resistência e a densidade óssea, porque consumir produtos lácteos e tomar suplementos de cálcio ajuda, mas não é o suficiente. Ossos precisam ser fortalecidos com exercícios.
Redução da gordura corporal, pois o treinamento anaeróbio é tão importante quanto a nutrição e exercícios aeróbios quando se trata de perder peso corporal. Como já foi dito o