exercicios resolvido - investigacao operacional
O presente projecto subordina-se ao tema “O Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes no Sector Informal – sua Inserção” no período de 2011 à 2015.
Assim, o projecto, enquadra-se dentro do rol de requisitos exigidos pela UP, para obtenção do grau de Licenciatura em Gestão de Empresas, cujo objectivo é de compreender até que ponto a inserção do Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes contribuiria para o melhoramento das receitas públicas para os munícipes de Nacala.
A pesquisa vai ser realizada na Cidade de Nacala, procurando explorar e descrever a problemática que está por detrás do Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes no Sector Informal. É nessa perspectiva que o proponente do presente projecto julga ser um estudo de peculiar interesse, reflexão e que promoverá discussão envolvendo todos os comerciantes e funcionários da ATM de Nacala, sobre o fenómeno em causa.
Relativamente ao trabalho, será estruturado em quatro capítulos obedecendo a da seguinte sequência: primeiro capítulo, será apresentado a caracterização da área de pesquisa, onde constará o tema, a delimitação do estudo, o problema, a justificativa, os objectivos (geral e específicos) e as hipóteses.
No segundo capítulo, será feita a fundamentação teórica, onde abordará assuntos escalonados em subtemas relacionada com o Imposto Simplificado para Pequenos Contribuintes no Sector Informal – sua Inserção no Município de Nacala.
O terceiro capítulo, vai tratar do desenho metodológico, descrevendo as estratégias que serão usada para a efectivação dos objectivos a serem delineados no presente projecto e,
Enquanto no quarto capítulo far-se-á referência da apresentação, análise e interpretação de dados, a confrontação das hipóteses para verificar resultados apurados e, de igual modo, seguirão as conclusões, propostas, a bibliografia e anexo.
1. Tema e delimitação da pesquisa
O estudo será realizado no Distrito de Nacala, onde se pesquisara “O Imposto