Psicologia
O Método em Ciência e Psicologia
Método é um conjunto de princípios gerais que norteiam a conduta do pesquisador durante o decorrer da pesquisa
Um Método para ser científico deve obedecer a 5 condições:
1. Verificação Empírica: deve trabalhar com o teste da observação e com constructos que sejam observáveis
(deve ser direta ou indiretamente passível de ser mensurado e observável)
2. Definição Operacional: Os conceitos utilizados devem ser definidos em termos e componentes cuidadosamente claros e precisos, preferencialmente em forma de comportamentos no caso da Psicologia, onde a possibilidade de acordo é maior.
3. Observação controlada: Toda atividade científica envolve a coleta de dados / informações, onde a mensuração adequada das variáveis envolvidas deve ser garantida, tanto em termos de forma, como de instrumento utilizado. – Pertinencia da técnica – Teste devidamente validado – Compatível com a população, etc.
4. Generalização estatística: Todo conhecimento científico deve ser submetido a uma prova estatística. É a condição de se estender a validade do conhecimento descoberto em um estudo às outras partes da população
5. Confirmação Empírica: Um bom método produz dados que sejam sistemáticos, que realmente são pertinentes à realidade. Permite a replicabilidade com resultados estatísticamente semelhantes.
Psicólogos e outros cientistas regularmente propõem explicações para a conduta humana.
Em um nível informal, as pessoas fazem julgamentos sobre as intenções, motivações, e de outras ações humanas em nosso cotidiano.
Os julgamentos que fazemos todos os dias à cerca de comportamento humano são afirmações subjetivas e ametódicas.
Diferentemente de um estudo científico que justamente por utilizar uma metodologia sistemática e de forma objetiva busca explicar os fenômenos, os comportamentos e as relações entre os eventos.
Os resultados desses estudos são frequentemente relatados nos meios de