disserta o simplifica o do texto juridico
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL - CESB
DEPARTAMENTO DE DIREITO
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE TEXTOS JURÍDICOS
ACADÊMICO: CARLOS WILLIAN PORTO SANTOS COD: 20107A214
DISSERTAÇÃO – Simplificação linguagem jurídica: o acesso universal à justiça.
A linguagem jurídica no Brasil sempre foi um entrave para a sociedade em geral, sendo entendida apenas nos gabinetes, escritórios e universidades. Dificilmente um leigo em direito entenderá uma sentença ou qualquer outra peça jurídica. Por isso, é preciso rapidamente tornar tal linguagem mais simples, clara, objetivo e inteligível para que os jurisdicionados possam participar efetivamente da pacificação social pela justiça.
Para se analisar o surgimento dessa linguagem tão prolixa, enfadonha e rebuscada, pode se basear no fator histórico e sociológico do direito no Brasil. Tem se que desde o primeiro curso de direito no nosso País, até a explosão de faculdades particulares de direito nos últimos 20 (vinte) anos (o Brasil tem mais cursos de direito do que todos os outros países juntos, segundo o site UOL), a atividade e o ensino jurídico sempre foram voltados para pessoas abastadas, conservadoras na quais criavam um verdadeiro nicho intelectual onde se cultuava o saber jurídico como algo intocável e supremo, onde só estes, estudantes, juízes, advogados, promotores, enfim, todos os operadores do direito, poderiam compreender os termos jurídicos.
Entretanto, o Direito, sendo uma ciência altamente mutante, evolui no mesmo passo em que a sociedade se moderniza. Com isso, quantos mais fatos sociais novos existirem, maior a quantidade de regramentos devem existir para a justiça social. Atualmente, com a rede mundial de dados bem como a mídia opinando sobre situações jurídicas, aumentou-se o número de demandas judiciais e a população começou a acompanhar e a obter maior tutela jurisdicional.
Desta forma, a linguagem jurídica deve se adaptar aos preceitos da sociedade contemporânea,