trabalho de Investigacao trabalho
O presente trabalho da cadeira de Investigação Operacional, vai debruçar-se de Problemas de Transporte e de Afectação.
Segundo Guerreiro et al., (1985). Podem ser formulados como «problemas de transporte» vários problemas aparentemente não relacionados, entre outros: planeamento sequencial de produção, afectação de pessoal, gestão de tesouraria. Contudo, é o problema do transporte clássico que justifica a designação do conjunto.
O trabalho tem como objectivo Analisar os Problemas de Transporte e de Afectação; e tem a seguinte estrutura: Problema de Transporte: Formulação; Resolução do problema de transporte; Obtenção de uma SBA inicial; Obtenção da solução óptima; Degenerescência
2. Problema de Transporte
Segundo Guerreiro et al, (1985), Problema de Transporte, que é um dos particulares de PL, consiste em determinar a forma mais económica de enviar um bem disponível, em quantidades limitadas, em determinados locais para outros locais onde é necessário. Como qualquer problema de PL, também este pode ser resolvido pelo método Simplex. Porém, a sua estrutura própria permitiu a utilização de métodos que, embora derivados do Simplex, são mais eficientes.
Existem muitos problemas de PL, que podem ser formulados como de transporte, apesar de, aparentemente, não existir qualquer relação com este tipo de problemas.
A resolução de um problema de transporte, envolve basicamente três etapas: a 1ª consiste em encontrar uma solução básica inicial; na 2ª procede-se ao teste para verificar se essa solução é óptima ou não; finalmente esta fase consiste na passagem desta solução a outra melhor, caso exista evidentemente.
2.1. Formulação
O problema clássico de transporte surge com a necessidade de programar a distribuição óptima de um produto homogéneo que:
a) Encontra-se disponível em m origens nas quantidades fixas > 0 (oferta), com i = 1, …, m;
b) É necessário em n destinos nas quantidades fixas > 0 (procura), com j = 1, 2, …, n;
c) Deve