EXERCICIOS DE MUSCULAÇAO
CONTRAÇÕES CONCÊNTRICAS/EXCÊNTRICAS E INSUFICIÊNCIAS ATIVA/PASSIVA
1) Conceitue força máxima, resistência de força e potência de força.
FORÇA MÁXIMA: Segundo (WEINECK, 1999), força máxima é representa pela maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária, independente do tempo que se emprega para realizar esse trabalho. Esse rendimento se mede pela quantidade de quilos que uma pessoa é capaz de deslocar.
RESISTÊNCIA DE FORÇA: Harre, 1976 define a resistência de força com a capacidade de resistência a fadiga em condições de desempenho prolongado de força. A resistência de força pode ser aeróbica e anaeróbica:
Resistência de força aeróbica: é capacidade dos músculos de resistir à fadiga na presença de suficiente provisão de oxigênio. Por exemplo, nas corridas de longas distâncias.
Resistência de força anaeróbica: é a capacidade dos músculos de resistirem à fadiga na ausência de uma adequada provisão de oxigênio (com grande débito de oxigênio). Por exemplo, nas corridas de 400 e 800 m.
POTÊNCIA DE FORÇA: Segundo (WEINECK, 1999), a potência de força compreende a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte do corpo (braços, pernas) ou ainda objetos (bola, pesos, esferas, discos, etc.) com uma velocidade máxima. Movimentos com potência de força são programados, ou seja, são processados através do sistema nervoso central.
2) Conceitue contração concêntrica, excêntrica e isométrica.
CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA: É quando a um encurtamento do músculo durante a contração (dinâmica positiva). Nas contrações concêntricas a origem e a inserção se aproximam, produzindo a aceleração de segmentos do corpo, ou seja, acelera o movimento.
CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA: É quando um músculo alonga-se durante a contração. Nas contrações excêntricas a origem e inserção se afastam produzindo a desaceleração dos segmentos do corpo e fornecem absorção de choque (amortecimento) quando