Governan a no Brasil
Governança no Brasil
Governança Pública trata-se da administração de recursos sociais e econômicos para o crescimento de um país. O que na teoria é formidável, mas em um país como o Brasil não é corretamente aplicado.
O Brasil é um país com grande quantidade de recursos naturais e território, o que gera muitas riquezas. E que mesmo com enorme tamanho populacional seria capaz de se desenvolver muito, chegando até a se tornar uma potência mundial.
Como podemos observar, a governança dele enfrenta diversos déficits, como a má administração do dinheiro público, a falta de participação da sociedade na tomada de decisões, e principalmente a corrupção e a falta de punição adequada aos que a praticam. O que interfere diretamente no seu desenvolvimento. Um exemplo muito forte disso é o que está ocorrendo com a empresa Petrobras uma das maiores responsáveis pela geração de renda brasileira, que sofre a cada dia mais com as constantes quedas nos preços das suas ações devido à desonestidade dos nossos governantes.
Tais “crimes” refletem diretamente nos cidadãos brasileiros. Ocasionando banalidades como a falta de educação, alimentação, saúde e moradia dignos, o que é o direito básico de todos; altas absurdas e constantes nos impostos (que apesar do seu objetivo principal ser arrecadar verbas para financiar as necessidades de cada habitante acabam indo parar muitas vezes nos bolsos de algum político desonesto), etc.
Para tentar “maquiar” essa situação nossos governantes tentam nos enganar com algumas punições a tais crimes (o que muitas vezes não passa de encenação), discursos e promessas falsas, e programas como o bolsa família e similares, que acabam convencendo pessoas leigas (que geralmente são as de classes mais pobres, que são justamente as mais afetadas com tudo isso).
Alguns pedem intervenção militar, mas não é de ditadura que precisamos, e sim de uma reforma política, de leis mais rígidas em relação à corrupção, de participação