exegese marcos cap 2 ver.8
Curso: Bíblico Básico
Disciplina: métodos e leituras bíblicas
Professor: Werner Wiese
Estudante: Lauzemar Pacher Junior
Turma: 2011
Exegese do texto: Marcos 2.8
A primeira impressão que se tem do texto, segundo o evangelista Marcos, está relacionado à percepção que Jesus tinha em relação à incredulidade das pessoas ali presente.
Elas se satisfazem com a cura, porém não entendiam que a proposta de Jesus estava relacionada com a salvação e com a vida eterna. Em seus corações, elas repreendiam duvidando da identidade de Jesus como Filho de Deus, duvidavam de sua santidade, chamava-O de blasfemador.
Pode-se ver que Jesus voltava à cafarnaum, pois estava fora das cidades em lugares desertos, provavelmente curando enfermos e estendendo seu amor por meio de milagres.
Diferentes tipos de traduções :
(João F.A r.c):
E Jesus, conhecendo em seu espírito que arrazoavam entre si, disse-lhes: porque arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
(Jerusalém):
E Jesus imediatamente percebeu em seu espírito o que pensavam em seu intimo, e disse “porque pensais assim em vossos corações?
(N.V.I.):
Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração?
(N.T.L.H.):
No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: — Por que vocês estão pensando essas coisas?
Comparação sinótica:
Marcos não perde o gosto pela aventura descritiva em seu manuscrito. Na qualidade de
"repórter", ele gosta especialmente de fazer a cobertura de eventos que reúnam muita gente. O episódio é propício a um registro desta natureza.
A oportunidade de encontro do povo de Cafarnaum com o Mestre não carecia de estímulos exteriores. A rua bem podia ter ficado com o nome "Avenida das multidões", pois eram muitos os que se agregavam junto à porta da habitação por não haver lugar nela.
Lucas enriquece a reunião ao informar-nos que