mobilidade urbana
Enfrentamos diversos problemas econômicos, um dos principais é a mobilidade urbana. Que solução poderia ser implantada para amenizar a questão da mobilidade urbana?
A mobilidade urbana é um problema moderno ou seja é um problema que não existia nas sociedades contemporâneas. Portanto ela é uma consequência de uma serie de outros processos que estão relacionados com o modelo de desenvolvimento que nós adotamos no Brasil e no mundo. portanto não é um problema brasileiro é um problema global. O problema da mobilidade urbana não é uma causa, é uma consequência, a solução pra ela não é alargar estradas, fazer pontes, isso são maneiras de racionalizar o problema, pois a mobilidade depende de 3 fatores , uso e ocupação do solo, modal e sistema viário. Então vemos nesses 3 fatores a contribuição para o problema da mobilidade urbana.
Uso e ocupação do solo- se temos um cidade espalhada no território com grande vazios urbanos e ainda se esta dispersão se da de uma maneira funcional ou seja se eu moro em um lugar ,trabalho em outro ,e consumo em outro, eu tenho uma grande necessidade de me locomover neste espaço ( Brasilia é um típico exemplo deste tipo de cidade, é a cidade da modernidade, Brasilia inclusive esta tombada pelo patrimônio da UNESCO como um modelo de cidade do modernismo, modelo de cidade que na europa busca-se combater)
Modal- o tipo de modal que eu uso para me locomover, se eu me locomovo predominantemente em um modal coletivo vou ter meu consumo menor, não só o consumo de combustível mas o consumo de espaço é menor, e se este modal coletivo for privilegiado por um sistema de planejamento ele também vai ser mais rápido, e vai dispersar o transito nas grandes cidade pelo fato de reduzir o numero de veículos nas ruas, dentre outros.
Viário- quando falamos em alargamento de estradas, (dizemos que estamos melhorando a mobilidade! errado) estamos melhorando sistema viário ou seja não necessariamente estamos