literatura
Educação a Distância
Aluna: Cibele Aparecida Nogueira Cód: 0200017696
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LITERATURA INFANTIL
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
São Bernardo do Campo
2013
A literatura infantil surgiu no século XVIII, quando a criança passou a ser vista como criança. As nobres da cidade liam os grandes clássicos e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel) muito populares na época.
Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao os serviam de inspiração para os contos de fadas.
Os contos de fada ou contos maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Nos contos, que muitas vezes começam pelo “Era uma vez”, para salienta que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leeitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.
Entre os grandes autores, além dos irmão Grimm, encontram-se o francês Charles Perrault, que deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela adormecida, Pequeno Polegar e Gato de Botas; Andersen, que nos presenteou com a história do Patinho Feio e entre muitos outros.
No Brasil, a maior conquista foi Monteiro Lobato, cuja obra ainda hoje serve de base ao início literário de muitas crianças.