bibliologia
A Bíblia e Sua História
A Bíblia e Sua Estrutura
A Bíblia e Sua Mensagem
A Bíblia e Seu Estudo
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Falar da Bíblia é falar de um livro único. Único por aquilo que ele é em si mesmo e por aquilo que fala produz. Não há outro livro igual à Bíblia.
A Bíblia é a Revelação de Deus à humanidade. Esta talvez seja a mais curta definição desse livro. Sendo ele a revelação de Deus expressa, portanto, a vontade soberana do Senhor. Desprezar a Bíblia é desprezar a vontade de Deus.
A Bíblia é, portanto: Deus falando ao homem, através do homem, falando como homem e em forma de homem.
A palavra Bíblia não é encontrada no Cânon Sagrado. Este termo foi utilizado pela primeira vez como referencia às Sagradas Escrituras pelo patriarca de Constantinopla, João Crisóstomo (347 – 407).
A palavra Bíblia deriva-se da língua grega, e etimologicamente significa: “coleção de livros pequenos”, isso porque os livros da Bíblia são pequenos e formam todos um volume não muito grande como nós conhecemos. A folha de papiro preparada para a escrita, os gregos chamavam de “biblos”. O rolo pequeno de papiro, os gregos chamavam de “biblion” e o plural deste chamavam de “bíblia”.
Os principais nomes atribuídos à Bíblia são: Palavra de Deus; Livro do Senhor; Oráculo de Deus; Lei do Senhor; Sagradas Escrituras; Estatutos de Deus; Palavra de Deus.
Conhecer a história e a importância do Livro Sagrado é um grande privilégio, pois o Livro que temos em mãos é um verdadeiro, tanto pela maneira em que se deu a sua formação, quanto pela sua autoridade, atualidade e harmonia, entre outras virtudes que fazem da Bíblia uma obra superior a qualquer outra que se tenha produzido neste mundo.
Neste módulo, portanto, estudaremos a Bíblia e sua História; a Bíblia e sua Estrutura; A Bíblia e sua Mensagem; A Bíblia e seu Estudo. Procuraremos demonstrar o papel dela na vida diária