Exposição biblica
A essência da exposição bíblica é a explicação exclusivamente no contexto eclesiástico, a exposição se realiza no cenário da Teologia prática por meio da pregação ou do ensino. Esses dois momentos inseparáveis da liturgia cristã propõem-se a expor, narrar, explicar e interpretar o texto litúrgico, utilizando-se de vários métodos que cumpram os propósitos delineados. Geralmente esses métodos e as técnicas envolvidas na exposição bíblica dependem da perícia de quem as usam, e diferem-se entre as técnicas retóricas da pregação e as técnicas e métodos exegéticos.
A experiência tem ensinado que o domínio dessas duas habilidades nem sempre estão associadas a um mesmo expositor, podendo ser ele um excelente orador sem dominar uma única regra da exegese e ser um excelente exegeta sem a sensibilidade expositiva de um pregador, o ideal é o completo domínio de ambas as técnicas pelo preletor. Por conseguinte, a exposição bíblica no exercício do ministério cristão, através da habilidade fundam-se com a pedagogia cristã, a hermenêutica, a exegese e da homilética do pregador .
A finalidade do relacionamento entre a exposição bíblica e as demais matérias é guiar-nos a uma compreensão adequada de Deus através de Cristo, a Palavra Encarnada. As interpretações dos textos vétero e neotestamentários devem ser o efeito de uma preocupação evangelística e pastoral, mais do que técnica e documental. A exposição bíblica deve ser um instrumento que conduza o homem a Deus. A exposição bíblica é acima de tudo, uma explicação da plenitude bíblica com o fim de evangelizar, exortar, consolar e edificar o corpo místico de Cristo, a Igreja.
DEFINIÇÕES DE TERMOS CORRELATOS A EXPOSIÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
PEDAGOGIA CRISTÃ
HERMENÊUTICA
EXEGESE
HOMILÉTICA
EXPOSIÇÃO
Conceito:
Pedagogia
Pedagogia Cristã
Objetivo da pedagogia
Educar
• O aluno- a quem educa
• O mestre – quem educa
• O método – como se educa
• A matéria de