RAMOS DA TEOLOGIA
Teologia Exegética vem da palavra grega que significa extrair. Esta teologia procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.
Teologia Histórica Envolve o Estudo da História da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.
A teologia histórica é um ramo dos estudos teológicos que investiga os mecanismos sócio-histórico culturais que deram início às idéias, sistemas, e afirmações teológicas.
A Teologia Histórica, também conhecida como história da teologia ou história da doutrina*, trata-se do ramo da teologia que busca investigar as circunstâncias históricas em que as ideias teológicas se desenvolveram ou foram especialmente formuladas. Quanto ao seu surgimento, segundo informa Alderi Souza de Matos "Esse campo de estudos surgiu no século XVI, no contexto da Reforma Protestante, principalmente por razões polêmicas. Nos intensos debates sobre o que era autenticamente cristão, tornou-se decisivo verificar a continuidade entre as reformas protestante e católica e a Igreja Antiga" (MATOS, 2008.p.17-8).
A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Divino e Humano). Com poucas exceções, essas duas doutrinas são amplamente aceitas como verdadeiras pela maioria dos cristãos, mesmo quando não são bem-entendidas. Assim, para esclarecer as doutrinas, a Teologia Histórica tem como função investigar a origem das mesmas, considerando o contexto, as controvérsias e principalmente a importância dessas doutrinas para Igreja.
A Teologia Histórica, como o próprio nome sugere, é feita também de história**. Ela tem estreita conexão com duas