Conceito de Teologia
A teologia é o estudo aprofundado acerca da existência de uma força divina. Essa divindade, entretanto, não está somente relacionada a determinada religião, e sim o que ela representa em cada sociedade e cultura.
Trata-se, em outras palavras, do ramo científico que estuda Deus, suas características e sua relação com o ser humano. Assim, é uma sistemática que também aborda os princípios e os dogmas que regem uma doutrina religiosa.
A interpretação da teologia pode se diferenciar conforme as crenças daquele que a realiza. Desse modo, em minha opinião, é um ramo filosófico que objetiva compreender a Deus e o impacto que isso pode exercer em nossas vidas. O homem nunca pôde, plenamente, compreender os planos divinos existentes para a sua criação. Com isso, o significado de teologia poderia permiti-lo alcançar o sentido e a razão para a sua breve passagem na terra.
A divindade, do meu ponto de vista, é um ser único e celestial, representado por uma trindade: Deus, Jesus e o Espírito Santo, que se fazem sempre presentes em nossas vidas. Contudo, é um posicionamento bastante criticado por outros ramos da ciência, que, incansavelmente, procuram comprovar a inexistência de um ser superior.
Por mais que hoje se esteja em pleno século XXI, no entanto, percebe-se que há muitas perguntas sem respostas de cunho religioso que atordoam cientistas das mais diversas áreas. Milagres da medicina e alguns acontecimentos inexplicáveis (visões, profecias) costumam ocorrer de forma que intelectuais renomados venham a repensar o conceito de divindade.
Muitos negam a existência de Deus. Outros se dizem ateus. Um fator, porém, é inegável: a sociedade contemporânea é intensamente afetada pelo ramo da teologia; seja para o bem, seja para o mal.
Poderíamos, então, nos perguntar: como um estudo religioso aprofundado poderia maleficamente afetar um indivíduo, ainda que indefeso? Ou, ainda, afetar multidões e culturas inteiras?
Uma das possíveis