teologia biblica ou teologia sistemática
COORDENAÇÃO DE TEOLOGIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
SUZANY SILVA SANTANA
TEOLOGIA BÍBLICA OU TEOLOGIA SISTEMÁTICA?:
Unidade e diversidade no Novo Testamento
Ananindeua/PA
2013
CARSON, Donald A. Teologia Bíblica ou Teologia Sistemática?: Unidade e diversidade no Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2001.
Há uma tensão constante entre muitos teólogos em considerar a expressão teologia bíblica, principalmente quando é relacionada com a teologia sistemática. Nesta obra, Carson apresenta esta discussão através da descrição de algumas proposições de teólogos, onde posteriormente faz sua crítica e realiza reflexões acerca desta problemática.
Inicialmente, o autor apresenta algumas pressuposições que são levantadas e que se concentram em afirmar a impossibilidade de se ter uma teologia sistemática do Novo Testamento (NT) e em ambos os Testamentos, mas para facilitar seu estudo, delimita sua análise ao NT.
Walter Bauer em seu livro “Ortodoxia e Heresia no Cristianismo Mais Primitivo” propõe uma questão a si mesmo: “se a igreja desde cedo abraçou um conjunto de doutrinas que a capacitava a rejeitar falsas crenças, ou se a distinção entre ortodoxia e heresia é um fenômeno bem mais recente.” Neste ponto, Carson destaca que a evidencia do NT não é considerada por Bauer, por ela se muito questionada. De forma similar, segue o entendimento de vários estudiosos que passam a discorrer sobre a questão e defender inúmeras teorias, onde inclusive, sugere-se a possibilidade de se omitir uma teologia sistemática que esteja estabelecida nos escritos do NT ou se realmente pode existir a teologia do NT.
Ainda nesta discussão, Glauber propõe que seja feita uma clara distinção entre teologia sistemática e teologia bíblica, imprimindo nesta a condição de disciplina histórica, o que segundo Carson, foi um enorme equívoco. Para Peter Stuhlmacher, o NT possui significativas contradições, por isso