Excesso de vitaminas!!!
09/05/2014
Hipervitaminose
Como todos nós já sabemos, tudo em excesso faz mal inclusive vitaminas que gera o aumento de Radicais Livres e uma doença chamada hipervitaminose que para cada vitamina tem um diagnóstico diferente!
O Excesso de VITAMINAS.
HIPERVITAMINOSE
Radicais Livres: Durante a transformação dos alimentos que comemos em energia, que é quando ocorre a queima de oxigênio, que é chamado de oxidação nós acabamos liberando Radicais Livres que é uma carga negativa e sem querer acaba se juntando com uma carga positiva. Porém isto não é tão ruim, pois ajuda o nosso corpo na prevenção de infecções, mas o excesso desta substancia acaba danificando o DNA das células que causa doenças como o Alzheimer, acidente vasculares, doença de Parkinson entre tantas outras.
Hipervitaminose:
Como eu disse o excesso de vitaminas não é bom e causa uma doença chamada Hipervitaminose que quer dizer “envenenamento por alta ingestão de vitaminas”, que ocorre quando se ingere muitas vitaminas e acaba causando certa intoxicação. Esta doença dificilmente é causada por ingestão de alimentos ricos nessas vitaminas, normalmente ela é causada pela ingestão de complementos vitamínicos.
O quadro clínico desta doença varia da substância, pois, a hipervitaminose de cada vitamina tem sintomas diferentes. As mais comuns são a hipervitaminoise das vitaminas A e D pois , as outras são eliminada mais facilmente pela urina.
• Hipervitaminose A:
A hipervitaminose da vitamina A, tem como principais substancias o cabelo mais áspero, a queda parcial das sobrancelhas, rachaduras labiais e a pele mais seca. Já em crianças é mais comum dores nas articulações e o aumento do fígado e do baço.
A hipervitaminose A pode ser diagnosticada pelo exame de sangue pois, nele irá mostrar um aumento dessa vitamina.
• Hipervitaminose D: No caso da vitamina D os sintomas aparecem alguns meses depois das altas doses da vitamina, e isso pode causar