escritores da liberdade
As vitaminas são compostos orgânicos que são necessários em pequenas quantidades, sendo, no entanto, essenciais para a realização de muitos dos processos que ocorrem no nosso organismo. A maioria das vitaminas chega ao organismo apenas por via alimentar, sendo, por isso, muito importante que esta seja corretamente assegurada para evitar que ocorram deficiências.
Existem algumas vitaminas que podem chegar ao nosso organismo por outras vias como por exemplo: a vitamina D, que é sintetizada pela ação da luz solar na pele; a vitamina B12, o Folato, a Biotina e a vitamina K que podem ser sintetizadas pelas bactérias intestinais; a vitamina B3 (Niacina) que pode ser sintetizada a partir do triptofano (aminoácido essencial presente no código genético); e a vitamina A que pode ser sintetizada se houver β-caroteno (pigmento carotenoide). No entanto, estas vitaminas podem não ser sintetizadas em quantidades suficientes, pelo que há que complementar com a ingestão dietética.
As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. A maioria destas vitaminas é componente de sistemas de enzimas essenciais, e muitas delas estão envolvidas em reações relacionadas com o metabolismo energético. Este tipo de vitaminas não é armazenado pelo organismo em grandes quantidades, sendo normalmente eliminadas pela urina.
VITAMINA C VITAMINA B2 VITAMINA B6
VITAMINA B1 VITAMINA B3 VITAMINA B12
Vitaminas Lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas juntamente com os lipídios e a sua absorção necessita da presença de bílis (secreção produzida pelo fígado que atua na digestão dos lipídios) e do suco pancreático (secreção produzida pelo pâncreas que atua na digestão de macro nutriente). São transportadas através do sistema linfático para o fígado através das lipoproteínas e são posteriormente armazenadas nos tecidos.
VITAMINA A VITAMINA E
VITAMINA D VITAMINA K