fundamentos históricos, teoricos e metodologicos do serviço social.
Polo - Campo Limpo – São Paulo
Serviço Social
Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social.
Nome do tutor a distância:
São Paulo 24/04/2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
1
RESUMO
Este artigo é realizado a partir da literatura sobre o movimento de reconceituação do serviço social. E que procura identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumental de analise o enfoque marxista. E vale ressaltar os componentes básicos do movimento de reconceituação; a critica do Serviço Social tradicional e o esforço de construção de uma teoria e práxis do
Serviço Social.
A realidade social concreta, compreensiva e interpretativa, sua característica básica e a de ser um método voltado para uma descrição mais próxima da realidade, através do fenômeno da experiência. Na fenomenologia o serviço social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Se a fenomenologia entende o homem como um ser de relação, a que profissional do serviço estabelece com um ser de relação, a que o profissional do serviço social estabelece com o sujeito tem como objetivo torna-lo construtor de sua própria transformação.
A dialética Marxista postula que as leis do pensamento o que corresponde com as leias da realidade a um sô tempo. A dialética e a ciência que mostra como as contradições. Na década de 60, as assistentes sociais organizaram vários encontros nacionais, regionais para por em pauta nos encontros.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................4
2. ETAPA 1
............................................................................................5
3. ETAPA 2 .............................................................................................6