PSICOLOGIA DO DENSEVOLVIMENTO
Share on facebookCompartilhar
URL FIXA:
Versão para impressão
Portal EBC - 06.06.2013 - 19h25 | Atualizado em 11.06.2013 - 16h13
Brasília - Os festejos juninos já começaram em São Luís, capital do Maranhão. Centenas de manifestações da cultura popular se apresentam durante todo o mês para homenagear São João, Santo Antonio, São Pedro e São Marçal. A programação começou no último sábado (1) com o arraial de Vila Palmeirae e estão previstas atividades até o dia 30 de junho.
O destaque da festa de São João no Maranhão é o Bumba-meu-boi, mas quem estiver na cidade também pode conferir outras manifestações da cultura regional como a quadrilha, o tambor de crioula (dança típica maranhense trazida pelos escravos africanos), cacuriá, lelê, boiadeiro e portuguesa.
Entre as várias festas da cidaes está o São João do Maranhão, que é organizado e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e acontece de 20 a 30 de junho na Lagoa da Jansen e de 21 a 29 de junho em outros arraiais oficiais: Vila Palmeira, Ceprama, Centro Histórico, Madre Deus, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Liberdade, João Paulo, Bairro de Fátima e Estiva, na Zona Rural. A programação contará com participação de 230 grupos de bumba-meu-boi, 200 danças populares e 70 grupos de tambor de crioula, além de 50 shows musicais.
Além do boi, outra atração da festa é a culinária típica. Entre os tradicionais pratos da festas de São João de São Luís estão o arroz de cuxá, peixe frito, arroz Maria Isabel, torta de camarão e mingau de milho.
Bumba-meu-boi
O Bumba-meu-boi é uma manifestação cultural que une elementos da cultura negra, indígena e portuguesa com música e fantasias. A lenda conta a história do escravo Pai Francisco que, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Uma vez descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e