História da Psicologia
1. O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?
O conhecimento histórico voltado ao seu surgimento e objeto de estudo. Surgiu na Grécia pelos filósofos gregos, tendo como objetivo de estudo o homem através dos fenômenos psicológicos a qual são processos contínuos que nos permitem pensar, sentir e agir.
2. Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século xix como o do século xx.
Os conceitos primitivos da psicologia nasceram da filosofia, quando o homem começa a usar a mente humana como objetivo de estudo através de métodos e aplicações. Sendo no XIX a psicologia tornou-se independente, continuou com os métodos antigos, aprimorou e acrescentou novos métodos com o foco apenas psicológico no séc. XX.
3. O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser destorcidos?
O que diferencia na verdade é a metodologia, a metodologia histórica as ferramentas são os registros antigos, e a metodologia cientifica as ferramentas são as coletas de dados. Os dados podem ser distorcidos para preservar a reputação dos pesquisadores.
4. Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?
Os primeiros anos do século XX testemunharam mudanças drásticas na natureza da psicologia nos Estados Unidos e no tipo de trabalho que os psicólogos estavam desenvolvendo, principalmente em função do cenário econômico, muitas oportunidades surgiram para que os psicólogos explicassem seus conhecimentos e técnicas em busca de soluções para os problemas do mundo real. As guerras foram outra força contextual que ajudou a estruturar a psicologia moderna, criando oportunidades de trabalho para os psicólogos. As experiências dos psicólogos americanos, colaborando com o esforço de guerra nas duas guerras