Comparativo entre juros simples e juros compostos
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Juros Simples e Juros Compostos - Comparação
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPOS_T0399_1014
Introdução
Com o aumento do poder de compra dos cidadãos, cada vez mais as empresas buscam formas de atender essa demanda aquecida. Dentre tantas formas de pagamento existentes, aquelas que contemplam juros ainda são as mais procuradas pelos consumidores, seja comprando um produto com valor inflacionado, ou adquirindo um financiamento, assim como procurando um investimento mais rentável.
Apesar de saber sobre a existência de juros, poucos na sociedade brasileira sabem como calculá-los. Os juros, são divididos entre simples e compostos, porém, a esmagadora maioria dos cidadãos só reconhecem o juro simples e através dele calculam todas as suas dívidas, lucros e financiamentos, o que de fato é errado, uma vez que as instituições financeiras utilizam juros compostos para tais cálculos. Se a sociedade brasileira tivesse mais acesso à informação e utilizasse a matemática financeira para calcular de forma correta os juros, com certeza teríamos mais poupadores e investidores e muito menos endividados, como temos hoje.
A Matemática Financeira se preocupa com o estudo do valor do dinheiro no tempo, sendo uma base de conhecimento indispensável para o entendimento da Engenharia Financeira e da Análise de Investimentos, pois fornece as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das diversas teorias existentes. Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão e a gestão financeira das empresas.
Justificativa
Em algum momento da vida, o conhecimento sobre juros e como calculá-los será necessário para qualquer pessoa ou instituição.
Conhecer matemática financeira, possibilitará que o executivo defina as melhores estratégias de