Dissertacao desenvolvimento
1.1. Delimitação espacial e temporal.
O presente trabalho vai guiar-se especificamante numa reflexão sobre o caso de moçambique, e tem como horizonte temporal o período que vai desde 1994, com as primeiras eleições, que vai originar grande fluxo de ajuda externa, depois da independência do Pais, os 16 anos de guerra e o processo de reorganização do País, já com a estabilidade política, os doadores sentiam-se mais seguros em ajudar o País, ate 2012 que é a actualidade.
1.2. Contexto
África durante bastante tempo era dirigida por estrangeiros no âmbito do colonialismo e mesmo depois disso, âfrica ainda possui uma excessiva dependência externa para seu densevolvimento, principalmente nos seus produtos de primeira necessidade.
Nos anos 80 é quando ocorre este reajustamento esrutural em vários países africanos incluindo moçambique, este programa foi imposto como uma condição de ajuda externa, o que não foi muito favorável para a economia africana, isto aumentou a dependência de áfrica ao estrangeiro e consequentemente não deu muitos passos rumo ao desenvolvimento.
Porém esse programa trouxe soluções que criaram algumas desavenças entre os países e fez com que alguns deles caissem na anarquia e na guerra civil como em Angola, Sudão, Serra Leoa, Libéria, Somália e Ruanda.
Em Moçambique os progranmas de reajustamento estrutural resultaram em grandes violações dos direitos dos trabalhadores, subida da inflação, declínio do valor real dos salários, aumento do desemprego devido as reduções de pessoal, grandes subidas de preços dos produtos alimentares básicos devido a retirada dos subsídios.
Este processo de reajustamento como um impacto da dependência externa serve como mais um alerta a necessidade de se eliminar barreiras como a diferença Norte e Sul, deve se apelar a cooperação entre os países africanos para permitir um trajecto para o