Vitamias
VITAMINA “A”:
Importância para a saúde:
A vitamina “A” é um nutriente indispensável aos seres humanos. A vitamina “A” não é composta unicamente, mas em várias formas. Em alimentos de origem animal a principal forma de vitamina “A” é o retinol, é chamada de retinol porque compõe uma substância presente na retina Precursores da vitamina A (protovitaminas). Retinol, a forma animal da vitamina “A”, é uma vitamina solúvel em gordura que tem importância na visão e crescimento ósseo. Também é importante na manutenção dos tecidos epiteliais.
Consequências do excesso e da falta:
Sua falta faz com que a pele fique áspera e seca, no inicio cegueira noturna e que se não cuidado pode chegar a cegueira permanente.O excesso de vitamina A, como a vitamina A é solúvel em gordura, eliminar seu excesso é bem mais difícil que com as vitaminas solúveis em água, como as B e C. Desta forma, pode ocorrer intoxicação por vitamina A. Isso poderia ocasionar náusea, icterícia, irritabilidade, perda de apetite, vômito, visão turva, dor de cabeça, fraqueza e dor muscular e abdominal, sonolência e estado mental alterado.
Em quais alimentos são encontrados separadamente:
É encontrada em vegetais amarelos ou alaranjados, verduras com folhas verde-escuras, pêssego, nectarina, abricó, gema de ovo, manteiga e fígado.
VITAMINA “B”:
Importância para a saúde:
A vitamina B na verdade são um complexo de oito vitaminas que desempenha papeis importantes no metabolismo celular.
Consequências do excesso ou da falta:
Em quais alimentos são encontrados separadamente:
VITAMINA “C”:
Importância para a saúde:
A vitamina C é muito conhecida por evitar gripes e resfriados, mas, além disso, ela é muito importante para evitar o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres do organismo. Também fortalece o sistema imunológico,