vitaminas
O excesso de vitamina D pode causar intoxicação, acarretando um aumento da concentração de cálcio no sangue. os sintomas iniciais da intoxicação pela vitamina d são a inapetência, a náusea e o vômito, os quais são acompanhados pela sede excessiva, aumento da micção, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial
O excesso de vitamina E As doses elevadas de vitamina E, que podem ser administradas aos recém-nascidos prematuros para reduzir o risco de retinopatia, não parecem produzir qualquer efeito adverso significativo. Nos adultos, as doses elevadas produzem pouquíssimos efeitos adversos apreciáveis, exceto o aumento das necessidades de vitamina K, o qual pode causar hemorragia nos indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. O excesso de vitamina C pode causar diarréia, litíase renal (nos indivíduos susceptíveis) e alterações do ciclo menstrual.
O excesso de vitamina B3 Pode ser prejudicial a pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica
O excesso de vitamina B6 pode causar Ataxia, neuropatia sensorial.
O excesso de vitamina B12 nenhum perigo
O excesso de CALCIO= Calcificação excessiva dos ossos e tecidos moles;
Interferência na absorção de ferro;
Falência renal;
Comportamento anormal (psicose).
O excesso de FERRO =Paladar metálico, cefaléia, convulsões, náuseas, vômito, febre, suor, hipotensão, hepatomegalia, susceptibilidade a infecções, cirrose, diabetes mellitus.
É contra-indicado em doenças acumulativas de ferro (talassemia, hemossiderose, hemocromatose).
O excesso de SODIO= Cefaléia, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele
O excesso de FOSFORO =Parestesias de extremidades, confusão mental, sensação de peso nas pernas, hipertensão.
Cristais de fosfato