EXCELENCIA HOTELARIA
1. Definição de Qualidade: Qualidade é um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionada às percepções de cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.
2. Conceito de excelência: Característica do que é excelente; em que há excelência; que possui um teor mais elevado.
EXCELÊNCIA EM HOTELARIA
Sempre se denominou o conceito de Qualidade com a relação de produtos acabados ou finais. Foi necessário modificar esse tipo de informação ao longo do processo. A Qualidade dos produtos e serviços hoteleiros encontram-se na dependência de todas as pessoas em que se encontram as unidades básicas do hotel, sendo parte do sistema operacional. A afirmativa citada considera exclusivamente como parte de algum processo vinculado ao ambiente da hospedagem.
A abrangência de um significado para a necessidade da compreensão do significado do processo se dá, por esta percepção, pelo quadro de funcionários. O processo visa atingir uma serie de atividades entre si conectadas que visa a eficiência de resultados determinados, daí o empenho que existe para "inserir" a participação da totalidade funcional.
A idéia de processo nos leva a distinguir clientes e fornecedores, ou seja, funcionários e hospedes. Toda essa definição nos leva a concluir que, segundo Juran, o processo é "uma série sistemática de ações direcionadas para a consecução de uma meta". Nesse caso, todas as organizações, unidades básicas ou pessoas que executam certas tarefas são denominadas fornecedores e as quem as recebem, clientes. O conceito que estabelece a relação entre ambos, pode chegar até o nível de relacionamento entre pessoas que estão na mesma área. De acordo com Falconi, "irá criar condições para que cada empregado da empresa possa assumir suas próprias responsabilidades, criando as bases para o gerenciamento participativo".
Enquanto se pensava