Sociologia
O livro nos mostra alguns conceitos importantes para não nos perdemos na leitura sobre o que é Teoria e o que é Ciência.
Teoria é um conjunto de leis que procuram explicar a realidade, os fatos concretos, singulares. Quando existem algumas generalizações, ou leis, sobre determinada realidade, há uma teoria.
Ciência é um conjunto de teorias (que por sua vez, são um conjunto de leis) que tentam explicar a realidade.
Vivemos a vida teorizando, associando fatos e fenômenos, criando leis a partir de fatos.
Lembrando que surge uma generalização ou leis que não são absolutas, pois sempre há alguma exceção. Vivemos teorizando e assim surgem os preconceitos, estereótipos, que no fundo são tipos de teoria.
Um trabalho extremamente útil para todos nós é começarmos a questionar as teorias que temos sobre determinados assuntos ou pessoa. Só é realmente livre aquele que conhece suas teorias, aquele que sabe porque pensa assim ou procura continuamente se revisar.
As leis e as teorias não explicam tudo sobre a realidade. Nenhuma lei explica todos os fenômenos ou o fenômeno todo. Todas as leis e teorias são parciais.”A Teoria positivista-funcionalista (absolutista) diz que a realidade é o que está aí, dentro de um sistema organizado, onde tudo tem sua função. Tudo organizado. Para a teoria positivista-funcionalista a sociedade é como um organismo vivo. Que tem suas disfunções, ou não funções, que desaparecem e tudo volta ao normal, num organismo social equilibrado.
A Teoria histórico - crítica que nos diz que podemos ver o mundo de outra maneira e não o que está aí, imposto por um sistema absolutista que não tem intenção nenhuma de mudar. Então percebemos que “tudo que é criado é histórico”, o que é criado não é eterno, é precário e transitório ou seja, histórico. Com esta