Exatas
Na concepção mecanicista de mundo e toda ação física de um corpo sobre outro deveria ser dar por contato, enquanto que a força apresentada por Newton parecia ser uma força de atração á distância, ou seja, capaz de atrair sobre corpos distantes sem a interferência ou intermédio de outros que pudessem ocasionar uma cadeia de corpos em contato. De maneira prática, a atração gravitacional da Terra confere massa aos objetos e faz com que os mesmos caiam ao chão quando soltos no ar, como a atração é mútua, a Terra também se move em direção ao objeto, mas apenas por uma mínima fração.
A gravitação é a razão pela qual a Terra, o Sol e outros corpos celestiais existam. Sem ela, a matérias não teria se aglomerado para formar os mesmos. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas respectivas orbitas em torno do sol e a lua em órbita em volta da Terra.
“Os planetas circunjovianos gravitam na direção de Júpiter, os circunsaturnais na direção de Saturno, os circunsolares na do Sol; e que, pela força de suas gravidades, são desviados de seus movimentos retilíneos, e retidos em órbitas circulares”. (NEWTON, 1726, proposição V).
Newton compreendeu que a Lua não estava suspensa no céu, mas sim que caía continuamente, como se fosse uma bola de canhão que fosse disparada com tanta velocidade que nunca atinge o chão por este também "cair" devido à curvatura da Terra. Segundo a terceira lei de Newton, quaisquer dois objetos exercem uma atração gravitacional um sobre o outro de igual valor e sentido oposto.
1.0 - Gravitação
A gravidade é a mais fraca das forças fundamentais do Universo. É desprezível nas interações de partículas elementares e não tem qualquer papel nas propriedades das moléculas, dos átomos ou dos núcleos atômicos. A atração gravitacional entre corpos de dimensões comuns, por exemplo, entre