exames realizados com iodados
Indicações: colestite, cálculos biliares, estenose biliar, anomalias congênitas, neoplasias.
Contra Indicações: As contra indicações da colecistografia são poucas, mas incluem as seguintes:
1. Doença hepatorreal avançada, especialmente aquelas com comprometimento renal (por exemplo, ictericio grave; falência aguda ou crônica do fígado, insuficiência renal e doença hepatocelular.)
2. Doença gastrointestinal ativa, como vômitos, diarreia grave ou síndrome de má absorção os quais impediram a absorção do contraste oral.
3. Hipersensibilidade a compostos contendo iodo.
4. Gravidez a qual exige encaminhamento para ultra sonografia.
Preparo do paciente
O preparo para o CCO é correlacionado com o preparo para seriografia esôfago-estômago-duodeno (SEED), de modo que esses exames são comumente marcados na mesma manhã. Pacientes que estão em dieta isenta de gorduras devem comer alguma gordura por 1 ou 2 dias antes do exame da vesícula biliar. A ingestão de gorduras leva a vesícula biliar a se contrair. A garantia de que a vesícula biliar foi esvaziada antes da administração do contraste aumenta a chance de que a bile recentemente formada, juntamente com o contraste, será armazenada na vesícula biliar. Laxantes devem ser evitados durante as 24 horas que precedem o exame. A refeição da noite anterior ao exame deve ser leve e não conter qualquer gordura ou alimentos fritos. Quando combinado a SEED, o paciente deve estar em dieta zero durante pelo menos 8 horas e deve abster-se de mastigar chiclete ou fumar até após os exames. Dependendo do contraste utilizado, quatro ou seis comprimidos ou cápsulas são tomados após a refeição da noite mas antes das 21 horas. Os contrastes colecistopacos usados habitualmente são mais eficazes quando tomados 10 a 12 horas antes do exame. Nenhum café da manhã é permitido, e o paciente apresenta-se ao departamento de radiologia no início da manhã. O preparo exato do paciente e a quantidade do