Radiologia
UROGRAFIA EXCRETORA - UROGRAFIA INTRAVENOSA
O exame radiológico do sistema urinário é, em geral, denominado urografia.
O prefixo URO designa uma relação com a urina ou com o trato urinário.
Tipos de contraste:
Os dois principais tipos de meios de contrastes usados em urologia são os iônicos e os aniônicos ou não-iônicos. As estruturas químicas dos dois tipos diferem-se um pouco e comportam-se de forma distinta no organismo.
Contraste iodado iônico:
Durante muitos anos, os pacientes receberam um tipo de meio de contraste iodado, orgânico, denominado iônico. Este agente de contraste contém iodo como elemento opacificante, e outros componentes químicos para criar uma molécula complexa. Esses elementos geralmente são o sódio ou meglumina, ou uma combinação dos dois, que é um elemento de cadeia carregado que chamamos de cátion.
Contraste iodado não-iônico:
No final da década de 1960, foi desenvolvida uma nova geração de meios de contraste que também possui iodo necessário para a opacificação, mas que não contém cátions positivamente carregados. Sendo que o cátion quando carregado é o maior fator de reações mais pronunciadas.
Via de administração:
Endovenosa.
Anamnese do paciente: Uma anamnese cuidadosa pode servir para alertar a equipe médica para uma possível reação. Pacientes com uma história de alergia possuem maior tendência a apresentarem reações adversas ao meio de contraste que aqueles que não são alérgicos. Além do questionário respondido previamente pelo paciente, o técnico em radiologia deve fazer estas perguntas antes de iniciar o exame :
Você é alérgico a algo?
Já apresentou febre, asma ou urticária?
É alérgico a quaisquer drogas ou medicamentos?
É alérgico a iodo?
É alérgico a frutos do mar ou mexilhões?
É alérgico a outros alimentos?
Já foi submetido a exame radiológico que exigisse uma injeção em artéria ou veia?
Uma resposta positiva a qualquer uma dessas perguntas nos previne para