Mudanca na taxa de cambio e o choque de oferta
Introdução
Tendo em vista que todo o capital parado e não investido gera um custo de oportunidade perdido, elaboramos o presente trabalho. O objetivo do mesmo é mostrar algumas das opções de investimento disponíveis no mercado para o investidor que disponha de capital. Abordaremos ainda a relação entre as aplicações financeiras e financiamento na compra de automóveis e alguns tipos de financiamento existentes.
Com base neste objetivo, formulamos o conteúdo a seguir.
Justificativa
As razões que nos levaram a abordar tal assunto surgiram da necessidade de conhecimento para aplicação do capital, visando maior rentabilidade. Dentre as tantas opções de aplicações financeiras oferecidas no mercado, optamos por desenvolver o conteúdo do trabalho em cima de Poupança e CDC (Pré e Pós-fixado). Procuramos analisar dentre elas, qual a mais rentável e a partir do capital investido, qual a opção mais vantajosa na compra de um veiculo. Tomando como base os juros de financiamento de veículos e os juros recebidos em aplicações financeiras, constatamos o que segue a seguir.
Desenvolvimento
Sabemos que existem diversos tipos de investimentos disponíveis. Ao utilizarmos uma aplicação financeira, seja ela, poupança, renda fixa, títulos do governo entre outras, para aplicarmos qualquer capital em qualquer investimento recebemos uma remuneração que pode ser maior ou menor, dependendo do tipo de investimento feito. Assim sendo, toda e qualquer pessoa/empresa que possua algum capital, jamais poderá ou deverá permitir que o mesmo fique parado, pois tal ação geraria um custo de oportunidade perdido. O capital parado e não aplicado, perde o que poderia estar ganhando sob a remuneração dos juros. Dentre os diversos tipos de aplicações financeiras disponíveis no mercado podemos citar: Poupança, CDB (Certificado de Deposito Bancário), LCI (Letras de Credito Imobiliário), Fundos de Investimento e Tesouro Direto.
Neste trabalho, iremos explorar