Economia
Introdução
O objetivo dessa atividade é avaliar os efeitos de choques de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio.
Sendo assim, nesse trabalho, iremos avaliar os efeitos de choque de oferta a partir da depreciação da taxa de câmbio, falando um pouco de curva de oferta e mercado a um novo equilíbrio para que possamos ter base no assunto abordado.
Curva da oferta
Pode-se denominar curva de oferta como relação entre o valor de um bem e a quantidade desse bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender, mantendo tudo o resto constante.
Com o aumento dos preços, a produção se torna lucrativa e os produtos existentes aumentam a sua produção. Com esse aumento de preços outros produtores passam a entrar para a indústria.
A curva da oferta quando representada em gráfico tem inclinação positiva, já que quanto maior for o preço do bem, mais quantidade desse bem as empresas estão dispostas a produzir.
De acordo com a denominada lei da oferta, verifica-se uma relação positiva entre preço e quantidade oferecida, entendida como o conjunto das intenções de venda dos produtores de um determinado produto, independentemente da sua concretização posterior em vendas efetivas. Assim, um aumento no preço de mercado provoca por norma um aumento da quantidade oferecida, enquanto uma diminuição naquele preço tem um impacto negativo nesta. A oferta corresponde assim à soma das intenções de venda dos produtores (empresas) no mercado, sendo que essas intenções apenas se concretizarão em vendas se a procura o permitir.
Quando ocorre um choque de oferta, a curva da oferta se desloca para a esquerda.
Quando a curva da oferta se desloca para a esquerda, o mercado se equilibra a um preço elevado, e a uma quantidade menor.
Deslocamentos ocorrem quando outro determinante, que não seja o preço, muda cada uma das quantidades em cada um dos preços, ou seja, a curva de oferta ou demanda se desloca formando-se em outro