Radiologia
DO SISTEMA DIGESTÓRIO
E URINÁRIO
Técnicas Radiológica do Sistema Digestório e Urinário
Exames Contrastados são de alta complexidade devendo o Técnico executar exames junto com o
Médico Radiologista e administração de meios de contraste ser administrada pela enfermagem.
CONTEUDO
Meios de Contraste
Sistema Gastrointestinal Alto: Esôfago, Estômago e Duodeno.
Sistema Gastrointestinal Baixo
Sistema Urinário
EXAMES RADIOLOGICOS:
Esôfagografia
E.E D
Transito Intestinal (Delgado)
Enema Opaco (Clister Opaco)
Urografia Excretora
Uretrocistografia
Cistografia
Sialografia
Histerossalpingografia
MEIOS DE CONTRASTADO
Contraste radiográfico; são substancia radiopacos ou radiotransparente utilizado no estudo radiológico da algumas estruturas anatômicas.
Sulfato de bário (BaSO4) conhecido como bário, é um sal insolúvel que misturado à água, é utilizado como meio de contraste radiológico radiopaco. É inerte ou seja não é absorvido pelo organismo, sendo eliminado in natura.
Diluição do sulfato de bário; para ser utilizado como meio de contraste radiológico, o sulfato de bário deve ser misturado à água. Formando uma solução coloidal, ou seja, ele não se dissolve, ficando em suspensão na água. Por ser uma solução coloidal, o sulfato de bário tende a se precipitar com a solução em repouso, por isso sempre antes da sua utilização a solução deve ser agitada vigorosamente. A diluição do sulfato de bário (mais ou menos concentrado) é determinada em função do exame radiográfico a ser realizado. No mercado pode ser encontrado o sulfato de bário diluído (suspensão baritado) em diversas concentrações, cada qual para uma determinada região ser examinada,.Pode também ser encontrado o sulfato de bário em pós para diluição em água.
Indicações e contra-indicações. O sulfato de bário (BaSO4) é indicado como meio de contraste radiopaco nos estudos radiológicos do tubo Digestorio (deglutição,