Exames contrastados
EXAMES CONTRASTADOS
Aluna: Ariana Alves Machado
CENTRO EDUCACIONAL GUARANY
TEMA: DACRIOCISTOGRAFIA
FISTULOGRAFIA
SIALOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A Dacriocistografia (DCG) é um exame radiológico contrastado das vias lacrimais e está indicado nos pacientes que apresentam lacrimejamento excessivo e persistente. É realizado por médico oftalmologista com conhecimento clínico e cirúrgico nas patologias das vias lacrimais. A DCG é uma técnica diagnóstica clínica valiosa e que submete os pacientes a um mínimo de complicações ou riscos. Fornecendo-nos preciosas informações que não podem ser obtidas com outros métodos diagnósticos. Após anestesia tópica com colírio anestésico, cateterizamos os canalículos lacrimais e efetuamos a realização das películas radiológicas.
Fistulografia: Como o nome já diz, é o estudo das fistulas ou feridas abertas. Injeta-se o meio de contraste (iodado) diretamente no local da fistula, através de cateter. Após, radiografa-se o local. É indicado para avaliar por raios-X a localização e as dimensões de uma fístula. Esta é uma comunicação de uma lesão ou órgão, normalmente com a pele. O contraste iodado é introduzido no orifício através de uma sonda sendo feitas radiografias da região examinada.
Sialografia: O exame radiográfico das glândulas salivares e duetos associados por procedimentos convencional realçada com contraste foram amplamente substituídos por exames de TC e RM onde essas modalidades estão disponíveis. Entretanto, os técnicos ainda devem ser capazes de realizar esse procedimento conforme descrito neste capítulo quando solicitado, como é evidenciado pelos levantamentos nacionais realizados no Canadá e nos Estados Unidos em 1999. A anatomia específica para a Sialografia inclui as glândulas salivares e os duetos associados de cada um dos três pares principais de glândulas.
DENSIVOLVIMENTO
Dacrioscistologia