Evolução ou involução da civilização
Ao longo da história das sociedades humanas, ocorreram diversas permanências e transformações, onde os membros dessas sociedades se organizaram e se organizam para suprir as suas necessidades básicas mediante não só a produção de alimentos, abrigo e vestuário, mas também de normas, valores, costumes, tradições, religiosidade, relações de poder, arte e explicações sobre a vida e o mundo.
Na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente - pois esta atende a seus interesses - procurando justificar a necessidade de conservação da sociedade tal como ela está. Entretanto, há pessoas que querem mudar a situação existente - pois acreditam que a sociedade a qual pertencem não é boa para ela e para os outros - procurando explicar a realidade social, destacando os problemas da mesma e levantando possibilidades de mudança que estabeleça uma forma de organização e assegure mais a igualdade entre os indivíduos. Contudo, além do conflito no campo político e econômico, há um conflito de ideias entre os diferentes grupos sociais.
Podemos assim utilizar o termo revolução para nos referir aos grandes processos de evolução que alteraram substancialmente a vida da humanidade. São bons exemplo desses processos a Revolução Agrícola, que transformou radicalmente a forma de produção de alimentos das populações humanas, e a Revolução Industrial, que mudou e favoreceu a forma de reprodução de bens e teve determinante influência na política. Essas mudanças desencadearam importantes transformações no modo de vida dos diferentes grupos sociais, afetando as relações familiares e de trabalho. Aos poucos, as normas e valores se estruturariam em novas bases estimulando o desenvolvimento de novas ideias.
A ciência também tem desenvolvimento contínuo, sempre em busca de mais conhecimentos, que geram um crescimento quantitativo e qualitativo constante.
A transformação não parte do zero, ela