RESUMO Origens Da Idade M Dia
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS
RESUMO: ORIGENS DA IDADE MÉDIA – WILLIAM CARROLL BARK
ASSIS/SP
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS
RESUMO: ORIGENS DA IDADE MÉDIA – WILLIAM CARROLL BARK
Trabalho entregue como requisito parcial para aprovação na disciplina de História Medieval I, ministrada pelo professor Ruy de Oliveira Andrade Filho.
ASSIS/SP
2013
RESUMO
BARK, W.C. Origens da Idade Média. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Origens da Idade Média, de Willian Carroll Bark, é fundamentado no preceito de que o clichê histórico de que a Idade Média foi uma época de trevas e retrocesso deve ser desmistificado. Em seus argumentos, Bark defende que o processo que se iniciou na Europa ocidental com o colapso das instituições romanas e culminou na Idade Média, com sua sociedade feudal, cristã e caracterizada pelo poder descentralizado, significou o fim de um sistema falido e nascimento de outro totalmente novo, em um período relativamente difícil.
A base cultural, as inovações tecnológicas, o relativo fim da escravidão, as noções de dignidade humana e moral e todas as intensas e revolucionárias modificações que aconteceram em um conturbado tempo de invasões e domínio de diversos povos e estratificação social atrelada a terra, foram responsáveis pelas bases da formação da sociedade atual como a conhecemos.
O autor sustenta que o olhar crítico sobre o período, de principalmente historiadores sociais e econômicos como Bloch, Dopsch, Mickwitz, Rostovtzeff e Pirenne desconstruiu a opinião que por certo tempo prevaleceu, como expressa o historiador americano George Burton Adams, de que a Idade Média já fora tão estudada, que há um consenso geral entre os estudiosos do assunto. A perspectiva de tais historiadores suscita indagações de caráter mais destrutivo que construtivo, por não apresentarem interpretações que as elucidem.
Bark dedica especial atenção a Henri Pirenne e