Evolução do comércio eletrônico no mundo
O conceito de comércio eletrônico surgiu no final dos anos 70. Diferente do modelo atual, a prática permitia que as empresas mandassem apenas ordem de compras eletronicamente. Com a expansão do uso de cartões de créditos, serviços de autoatendimento, caixas eletrônicos e o auge da utilização da internet, houve a popularização do e-commerce e assim, o seu significado mudou e ampliou-se. Passou por uma fase de descrédito, após o período de 2000-2001 e desde então vem se consolidando como modelo de negocio.
O inicio
Originalmente, o termo e-commerce era sobre o processo de execução de transacções comerciais por via electrónica, com a ajuda dos principais tecnologias como Electronic Data Interchange (EDI) e Electronic Funds Transfer (EFT), proporcionando aos usuários a troca de informações comerciais e transações eletronicas. A capacidade de utilizar essas tecnologias iniciou-se no final de 1970 e permitiu que as organizações enviassem pedidos de compras eletronicamente.
No entanto, o e-commerce tornou-se possível apenas em 1991, quando a Internet foi aberta para uso comercial e ainda assim,levou cerca de quatro anos para desenvolver os protocolos de segurança (por exemplo, HTTP) e DSL que permitiram um acesso rápido e uma conexão persistente com a Internet.
Mudança de significado
Em 1995, com a introdução de métodos de pagamento on-line, duas empresas deram seus primeiros passos no mundo do e-commerce: Amazon e ebay.
Com a Amazon, o fundador Jeff Bezos encontrou no e-commerce um mercado novo e poderoso. Bezos percebeu que os livros eram baratos de transportar e fácil de encomendar diretamente das editoras e que no modelo do e-commerce havia possibilidade de processar os pedidos de compra e transporte. Um mês depois de vender seu primeiro livro on-line, o fundador da Amazon estava vendendo para todos os estados dos EUA e mais de 40 outros países.
Já o eBay teve um crescimento que foi impressionante. Ao permitir que qualquer pessoa comprasse e