evolução da dogmatica penal
Nome: Jocimar Senhorinha Soares Turma: 2 E.
EVOLUÇÃO DA DOGMÁTICA PENAL
EXISTE UMA CIÊNCIA DO DIREITO PENAL?
A evolução do direito penal nem sempre é a favor da sociedade, a ciência penal acumula conhecimento e se transforma restam esclarecer três questões: “É possível uma ciência do direito que preveja e modifique o ser humano?” A ciência do direito penal pode desvincular-se da vontade política? É possível que toda a ciência penal seja apenas uma forma de legitimar relações de poder? Pag 27
Não é possível uma ciência que possa prever o comportamento criminoso. Já na questão 2 é sim, o direito penal independente de vontade política, pois seus conceitos não se alteram, sendo assim, entramos na terceira questão: Há o risco que a ciência penal acabe servindo como instrumento de manutenção de um governo. A função do direito penal é equilibrar tensão entre o desenvolvimento cultural e a brutalidade necessária da punição.
HISTÓRIA DO DIREITO PENAL COMO CIÊNCIA.
Vamos conhecer um pouco do pensamento penal
INTRODUÇÃO: como se considera a ciência do direito penal. Vamos conhecer alguns autores, cuja obra é relevante para o direito penal.
JOHN HOWARD E O THE STATE OF PRISONS.
Howard nasceu em Londres, foi feito prisioneiro em cárcere da Costa da França, o que contribuiu para seu interesse pelo tema prisão. Haward viajou toda a Europa, visitando presídios e manicômios descrevendo seu estado de conservação, o modo de tratamento dos presos, os regimes e disciplinas dentre outros.
BENTHAM E O FUNDAMENTO UTILITARISTA DAS PENAS
Jeremy Benthan era da Inglaterra um filósofo de grande prestígio. Preocupava-se com a fundamentação da pena, a contribuição de Benthan seguiu no sentido de encontrar para pena uma justificativa e uma função.
BECCARIA E DOS DELITOS E DAS PENAS.
A obra de