EVENTO SUBSEQUENTE
É TERMO QUE REPRESENTA UMA TRANSAÇÃO FINANCEIRA QUE OCORRE APÓS A CONCLUSÃO DO BALANÇO PARA UM PERIODO ESPECIFICO, E TEM COMO FUNÇÃO ESCLARECER INFORMAÇÕES SOBRE O QUADRO FINANCEIRO DA EMPRESA. ELABORADO PARA DETERMINAR SE ESSES EVENTOS AFETAM A IMAGEM NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS,
OS EVENTOS QUE PODEM VIR A SER CONSIDERADOS SÃO AQUELES QUE OCORREM ENTRE A DATA FINAL DO PERÍODO DE RELATÓRIO E A DATA DE AUTORIZAÇÃO PARA A EMISSÃO. ADICIONALMENTE, ALGUNS EVENTOS QUE OCORREM NESTE PERÍODO DEVEM ORIGINAR AJUSTES E OUTROS NÃO DEVEM GERAR AJUSTES, APENAS MENÇÃO EM NOTA EXPLICATIVA.
OS EVENTOS SUBSEQUENTES PODEM SER RECONHECIDOS OU NÃO RECONHECIDOS, E AS MUDANÇAS EXIGEM QUE AS EMPRESAS DIVULGUEM A DATA ATRAVÉS DO QUAL OS EVENTOS SUBSEQUENTES FORAM AVALIADOS E SE A DATA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS É A DATA DE EMISSÃO OU A DATA EM QUE A DECLARAÇÕES ESTAVAM DISPONIVEIS PARA EMISSÃO.
EVENTOS RECONHECIDOS
OS EVENTOS SUBSEQUENTES RECONHECIDOS EXIGEM AJUSTAMENTOS ÁS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, DE ACORDO COM O CONSELHO DE NORMAS DE CONTABILIDADE FEDERAL CONSULTIVO. EVENTOS RECNHECIDOS, COMO AS MUDANÇAS NOS ATIVOS OU PASSIVOS, ACRESENTAR AVIDÊNCIAS SOBRE O QUADRO FINANCEIRO REFLETIU SOBRE A DATA DO BALANÇO E ALTERAR AS ESTIMATIVAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO RELATÓRIO.
EXEMPLOS:
UMA EMPRESA RESOLVE UM CASO LEGAL POR UM VALOR QUE DIFERE DA RESPONSABILIDADE ESPERADA ANTES DA DATA DO BALANÇO.
É RECOMENDAVEL AVALIAR AS CONDIÇÕES FINANCEIRAS AFETADAS POR EVENTOS SUBSEQUENTES, SE A INFORMAÇÃO É CONHECIDA ANTES DE EMITIR O BALANÇO OU DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.
EVENTOS NÃO RECONHECIDOS
SÃO AQUELES QUE NÃO REQUEREM AJUSTES NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. TAIS EVENTOS SÃO AQUELES QUE SE RELACIONAM COM AS CONDIÇOES FINANCEIRAS QUE NÃO EXISTIAM NA DATA DO BALANÇO, MAS SURGIRAM A PÓS A DATA.
EXEMPLOS:
UM INCÊNDIO EM UMA FÁBRICA DA EMPRESA QUE DESTROI INVENTÁRIOS E OUTROS ATIVOS É UM EVENTO NÃO RECONHECIDO SUBSEQUENTE PORQUE A CONDIÇÃO NÃO EXISTIA ANTES