Eventos Subsequentes - Auditoria
1 DEFINIÇÕES E OBJETIVOS DOS EVENTOS SUBSEQUENTES
As demonstrações contábeis podem ser afetadas por alguns eventos que decorrentes após a data das demonstrações contábeis. Muitas estruturas de relatórios financeiros referem-se especificamente a esses eventos.
No Brasil, o Pronunciamento do CPC 24 – Evento Subseqüente analisa o tratamento nas demonstrações contábeis de eventos, favoráveis ou não, ocorridos entre a data das demonstrações contábeis (mencionada como "data do balanço" nesse pronunciamento) e a data na qual é autorizada a conclusão da elaboração das demonstrações contábeis.
Essas estruturas costumam identificar dois tipos de eventos:
a. os que fornecem evidência de condições existentes na data das demonstrações contábeis; e
b. os que fornecem evidência de condições que surgiram após a data das demonstrações contábeis.
Paulo Adolpho Santi define esses eventos da seguinte maneira:
a. Os que proporcionam evidência adicional com respeito e condições existentes na data do balanço e afetam as estimativas inerentes ao processo de elaboração das demonstrações financeiras. Toda informação que se tornar conhecida antes da divulgação das demonstrações financeiras deve ser considerada pela administração na reavaliação das condições sob as quais as estimativas foram feitas. As demonstrações financeiras devem ser ajustadas por quaisquer alterações nas estimativas resultantes da consideração dessas evidencias mais recentes.
b. Os que proporcionam evidencia com respeito a condições inexistentes na data do balanço e se manifestam após aquela data. Tais “eventos não resultam em ajustes das demonstrações financeiras.
NPC – 10 – EVENTOS SUBSEQUENTES À DATA DO BALANÇO PARIMONIAL
Definições
Eventos subseqüentes à data do balanço são aqueles eventos, sejam eles favoráveis ou desfavoráveis, que ocorrem entre a data do balanço e a data na qual é autorizada a conclusão da elaboração das demonstrações contábeis.