resumão da atm
A disfunção da ATM é qualquer alteração da movimentação normal, com ou sem a presença da dor.
As DTMs podem ser classificadas em dois grandes subgrupos: as de origem articular, e as de origem muscular. Podem ser classificadas também em: miogênicas, as aterogênicas e as mistas.
As DTMs miogênicas são geralmente caracterizadas pela presença de dor ou sensibilidade na musculatura mastigatória, região cervical, cintura escapular e cefaleia do tipo tensional.
As DTMs artrogênicas podem ser caracterizadas pela presença de dor na ATM, espontânea ou a palpação, dor irradiada para região da orelha, ruídos articulares (estalido ou crepitação), limitação dos movimentos mandibulares, desvio na abertura bucal e zumbidos.
A etiologia da DTM é multifatorial.
Bruxismo é um hábito parafuncional caracterizado pela atrição dos dentes em movimentos não mastigatórios. (Hábito de ranger e apertar os dentes).
Fatores psicológicos envolvidos nas DTM podem ser divididos em: fatores comportamentais: como bruxismo e fatores emocionais: como ansiedade, depressão e estresse.
SINAIS: sensibilidade muscular e da ATM á palpitação, limitação e/ou incoordenação de movimentos mandibulares e ruídos articulares (CARRARA, 2010).
Os principais sintomas da DTM são: dor na ATM, cefaleia, estalos, otalgia, dor articular, dor facial, limitação funcional, cervicalgia, cansaço, limitação de abertura de boca, dor durante a mastigação, zumbido, dor na mandíbula.
DIAGNÓSTICO de DTM está baseado primariamente na avaliação clínica do paciente e, quando indicado, em outros procedimentos diagnósticos apropriados, por exemplo, radiografia, artrografia, imagem por ressonância magnética e artroscopia (LIMA, [s. d.]).
O TRATAMENTO destas disfunções varia enormemente, tanto quantas são as especialidades envolvidas. Necessita-se de uma abordagem multidisciplinar por especialidades como Odontologia, Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia e