Guia de estudos Anatomia
OESTEOLGIA: CABEÇA (CRÂNIO E FACE)
Nome do Osso
Classificação
Acidentes Anatomicos deste Osso
Osso Frontal
É um osso largo, situado para frente e para cima, e apresenta duas porções: uma vertical, a escama e uma horizontal, os tectos(teto) das cavidades orbitais e nasais.
Glabel, arco superciliar, incisura ou forame supra-orbital, face orbital, arco superciliar, processo zigomático, processo nasal, processo maxilar.
Osso Parietal forma o tecto (teto) do crânio. Osso par, chato e apresenta 2 faces, 4 bordas e 4 ângulos. Faces: Face Externa é convexa, lisa e lateral: Face Interna é côncava e medial apresentando sulcos anteriores que correspondem ao ramos das artérias meníngeas borda escamosa, forame parietal, sulco da artéria meníngea média, linha temporal superior, linha temporal inferior.
Osso occipital o osso occipital forma a parte posterior e parte da base do crânio; articula-se anteriormente com os ossos parietais formando a sutura lambdoide. Em sua porção inferior há uma grande abertura, denominada forame magno, que dá passagem à continuação caudal do encéfalo. Observe a protuberância occipital externa; os côndilos do occipital, que se articulam. com a primeira vértebra cervical, denominada atlas; e, ainda, apresenta uma porção basilar, que se articula com o corpo do osso esfenoide.
Protuberância occipital interna, canal do nervo hipoglosso, linha nucal superior, linha nucal inferior.
Ossos temporais direito e esquerdo, constituem as paredes laterais do crânio; são formados por uma porção escamosa, que se articula com o parietal na sutura escamosa, uma porção mastoidea (processo mastoide), porção timpânica e porção petrosa (ou rochosa) processo estiloide, processo zigomático, o qual, juntamente com o processo temporal do osso zigomático formam o arco zigomático, meato acústico externo, meato acústico interno, fossa e tubérculo mandibular, canal carotídeo.
Osso Esfenoide
É um osso irregular, ímpar e situa-se na base