logica
Unidade 1
INTERAGINDO COM O CONHECIMENTO
1) Observe a tira em quadrinhos a seguir retirada das histórias de Calvin e Haroldo: Bill Watterson, Calvin.
A) Explique e argumente com suas palavras em que sentido a falta de um raciocínio lógico implicaria no não entendimento do significado e da mensagem humorística implícita na historinha.
R: A pessoa que não apresenta consegue compreender o que esta explicito há sua frente não poderia entender o sentido do humor proposto nos quadrinhos; É lógico que o quadrinho tenta passar a mensagem que precisamos estar atentos e prestar atenção na situações para evitar coisas obvias em nossas vidas
B) Mesmo não tendo uma continuação explicando o que vai acontecer com o Calvin em um possível próximo quadrinho, através do raciocínio lógico podemos chegar à conclusão da história. É desta forma que compreendemos o humor e a ideia que a tirinha procura passar para o leitor. Elabore um argumento utilizando como pano de fundo a história do Calvin. Nesse argumento deve haver uma conclusão lógica sobre o que acontece no final da história. Não se esqueça de que todo argumento é composto por proposições e dentre elas uma deve ser a conclusão e as anteriores devem ser as premissas. (O argumento pode ser montado em poucas linhas, utilizando apenas duas premissas e uma conclusão, e se apresentar em forma de texto).
R: O final será a pedra na cabeça de Calvin. A idéia de Haroldo e acertar a Calvin com sua armadilha.
2) Valendo-se do quadro de oposições, responda: Qual seria a proposição que contradiz os enunciados em destaque?
A) Todos os mamíferos são mortais
B) Todo paulista é sul-americano
C) Nenhum brasileiro é argentino
D) Algum metal não é sólido
E) Alguns filósofos são sábios
F) Todos os cavalos não são insetos.
R: C