logica
Faculdade de Ciências Tecnológicas- FATEC
Lógica
Governador Valadares – 06 de março de 2015
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre a Lógica, mais precisamente sobre a história da lógica,onde ela surgiu, quem a criou e onde que se usa a lógica.
O objetivo do trabalho é falar sobre algumas áreas de atuação da lógica e mostrar que ela esta mais perto de nós do que podemos imaginar.
O trabalho está divido em oito partes, além desta introdução. O segundo capítulo traz a história da lógica. O terceiro exibe a aplicabilidade da lógica. O quarto capítulo versa sobre a lógica matemática. O quinto aborda sobre a lógica digital. A proposta do sexto capítulo é aprofundar mais no conhecimento e uso da lógica dentro do curso de sistema da informação, ou seja, o sexto capítulo é sobre lógica computacional.O capítulo sétimo trata da lógica difusa e finalmente, as considerações finais são apresentadas no capítulo oitavo..
2 HISTÓRIA DA LÓGICA
A palavra lógica vem do grego “logos”, uma palavra que pode ser traduzida como razão, discurso ou linguagem. Desta palavra deriva o verbo “leigein”, que significa colher, reunir, juntar, calcular ou ordenar, e é dela também, que surge a relação entre a linguagem e o conhecimento, pensando o rigor e precisão do discurso lingüístico que expressa o conhecimento, ou seja, a lógica constitui uma ferramenta para desenvolver cadeias de pensamento que, quando aplicadas ao contexto lingüístico, permitem reconhecer contradições e eliminar probabilidades de erro.
O ponto inicial para os filósofos gregos foi a palavra Logos, que pode ser traduzida como uma linguagem-discurso e pensamento-conhecido, surgindo daí os questionamentos: Logos obedecia ou não a regras? Possuía ou não regras? Quais os princípios e critérios para o seu uso funcional?
Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois se ocupou do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse