TESTE
Software
Aula 03
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 03: Fases de um projeto e ciclo de vida
Objetivo: Nesta aula veremos como os projetos se dividem durante a sua existência, qual é a utilidade dessa divisão, como ela auxilia o gerenciamento do projeto e como devemos controlar cada uma das etapas.
Fases do projeto
Usualmente, os projetos são divididos em várias fazes pelas organizações que os desenvolvem, visando ao melhor controle gerencial e uma ligação mais adequada do projeto aos seus processos operacionais contínuos.
Por exemplo, imagine se estivéssemos desenvolvendo um projeto para renovação tecnológica em TI em uma empresa de médio porte.
O que envolveria este projeto? Hardware, software, infraestrutura de redes e telecomunicações? Em hardware, trocaríamos os desktops dos usuários ou os servidores, ou, ainda, os dois? Em softwares, mudaríamos o SO? Faríamos upgrade na versão do antivírus? E em relação aos bancos de dados, necessitariam de upgrade de versão? Mas isso não impactaria na segurança da informação? E os sistemas integrados? Como ficariam? Precisariam de ajustes e desenvolvimento de aplicações? E a rede? Precisaríamos trocar switches e roteadores com urgência?
Bem, em primeiro lugar, devemos definir aquilo que vimos na aula passada: o que deve ser feito e como será feito, que, nesse caso, é o escopo.
Depois, com o escopo definido e com o projeto devidamente autorizado
(veremos isso mais adiante), dividiremos o projeto em fases ou etapas para melhor gerenciá-lo. A divisão em fases é feita por alguns motivos