Macroeconomia
Jaina Cristina Leite
Jaqueline Vargas
Juliana Lewandowski Albuquerque
Rodrigo José Dalbosco
Prof. Jailson Lana
Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim (FAVIM) – Grupo Uniasselvi/Assevim
Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Recursos Humanos (RH 12) – Macro Economia
21/11/2013
RESUMO
O estudo da economia focado no déficit público trata da diferença entre despesa e receita, cujo resultado é negativo, e ressalta-se os três tipos de déficit, que são: primário, operacional e nominal. A dívida pública subdividiu-se em interna e externa. Dívida interna é soma dos débitos obtidos junto a credores residentes no próprio país e a Dívida Externa é a somatória dos débitos de um país, provenientes de empréstimos e financiamentos feitos no exterior. Ambas necessitam da intervenção do governo no sentido de regular a atividade econômica.
Palavras-chave: Déficit Público; Dívida Externa; Dívida Interna.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um breve histórico da dívida pública externa, bem como seu conceito e subdivisões, além de suas causas e impactos.
Da mesma forma, apresentaremos conceitos do déficit público, qual seu efeito e explanaremos sobre a dívida interna e sua origem e crescimento.
Veremos quais medidas o governo está utilizando para manter a estabilidade e/ou diminuição sobre os juros e consequentemente a inflação.
2 DÉFICIT PÚBLICO
Déficit público é quando o valor das despesas de um governo é maior que o de suas receitas. Seu resultado é sempre negativo: provém da equação receita menos despesas.
As contas do governo não podem fechar deficitárias, pois deve haver um equilíbrio entre as receitas e as despesas. O déficit traz como consequências a redução da capacidade de investimento de iniciativas privadas (empresas), influencia negativamente na redução da produção de bens e serviços, além de interferir na capacidade de compra da população. Há três tipos de