Eumenides
ÉSQUILO
Distribuído por www.oficinadeteatro.com
www.oficinadeteatro.com
Época da ação: idade heróica da Grécia (cerca de 1200 a.C.).
Locais: Delfos e Atenas.
Primeira representação: 458 a.C., em Atenas.
PERSONAGENS
Orestes, filho de Agamêmnon e de Clitemnestra
Apolo
Atena
Fantasma de Clitemnestra
Profetisa Pítia, já idosa
Coro das Fúrias (seis)
Escolta
Hermes
www.oficinadeteatro.com
CENÁRIO
Em Delfos, diante do templo de Apolo. A Profetisa entra em cena e se encaminha para a porta fechada do templo. Antes de entrar, detém-se e se inclina reverentemente diante da trípode onde se sentava para profetizar.
Profetisa
Dou nesta prece inicial a precedência entre todos os deuses à sagrada Terra, a mais antiga de todas as profetisas; depois invoco Têmis 1 , a segunda deusa a ter assento no trono de sua mãe, de acordo com alguns relatos; em seguida, com o consentimento da divina Têmis e sem qualquer preterição, subiu ao trono outra filha da Terra - a Titanide Febe -; esta o passou depois a Febo 2 , como dádiva para marcar o dia de seu nascimento.
Febo, que deve a Febe seu sagrado epíteto, abandonando o lago e os montes de Delos, depois de conhecer o litoral de Palas, apreciado pelas naus, chegou a Delfos, junto ao Parnasso, sua nova residência. os filhos de Hefesto 3 o homenagearam com toda a reverência, abrindo-lhe caminhos para a conquista do território indomado.
O povo todo e Delfos, timoneiro e rei daquela região, instituíram logo o culto solene de Febo Apolo e Zeus 4 , dando a Febo imortal a ciência divina 5 , e decidindo pô-lo neste augusto assento para ser desde então o seu quarto profeta; aqui Apolo 6 é o porta-voz de Zeus, seu pai.
São estes os deuses que invoco em minhas preces.
(Voltando-se primeiro para a imagem de Atena, e sucessivamente para as imagens dos outros deuses que invoca.)
Atena 7 tem também um lugar destacado
1
Têmis: filha da Terra, uma das mulheres legítimas de Zeus, deusa das leis eternas e da justiça. Atribuía-se a Têmis
a