O Perigo Da Historia Nica
No vídeo da Chimamanda Adichie, a escritora nigeriana relata sobre a importância de não termos uma única historia ácontar, de relatar experiências positivas e negativas que formam nossa personalidade.
Chimamanda Adichie fala um pouco da sua formação literária e suas influencias sobre aliteratura, de todos os livros lidos por ela. Eram contos que só existiam personagens brancos de olhos claros, depois dela descobrir que não só existiam contos depersonagens brancos e perfeitos ela viu que o grande acesso de livros de historias americanos e ingleses era uma grande influencia que se gerava o grande mundo imaginário dascrianças, e em sua terra natal tinha uma grande dificuldade de acesso de livros.
Depois de um tempo, após conhecer pessoas de outros países a nigeriana viu como era errada aimagem que era feita de seu país e de seu continente em geral que as pessoas impactavam aquilo que eram passadas para elas, sabendo que a riqueza das pessoas é em podercontar as suas historias, de conhecer os diversos olhares e de olhar para o outro sem pré-conceitos.
No entanto, ela lembra que ao construir uma história ou ao lançar um olhar peculiar sobre uma realidade dizendo ser ela isto e não aquilo, aos poucos, corre-se o risco de ver aquela realidade se transformando de fato naquilo que se imaginouou se disse a respeito dela. Como qualquer tipo de preconceito ou estereótipo pode ser extremamente perigoso quando se conhece apenas ele e não o outro lado das coisas, daspessoas, da história e do nosso cotidiano.