Colega
1. Estude o material didático: da página 12 até a página 21.
2. ELABORE UM ESQUEMA (com recursos de mapa conceitual, power point ou outro) que contenha os principais aspectos abordados no texto:
- objeto de estudo da didática;
- dimensões da didática;
- distinções entre educação, pedagogia e didática;
- visão disciplinar - distinções entre multi, trans, pluri, meta e interdisciplinaridade.
2. SALVE E ENVIE.
|Disponível a partir de: |Tuesday, 12 October 2010, 11:15 |
|Data de entrega: |Tuesday, 19 October 2010, 23:55 |
“o objeto de estudo da didática é o processo de ensi- no-aprendizagem, (...) em toda proposta didática está impregnada [...] uma concepção do processo de ensino-aprendizagem.” (p. 1
Começamos por abordar a dimensão técnica, a racionalidade operacional da prática docente no processo ensino-aprendi zagem. De acordo com Rios (2001), tal dimensão téc- nica se revela na ação dos profissionais, tendo por isso significado específico, que é empobrecido no momento que a ação técnica for desarticulada das outras dimensões. O perigo está na suposta neu- tralidade da visão tecnicista, que supervaloriza a técnica, ignorando sua necessária articulação ao contexto social, histórico e cultural.
Outra abordagem é a político-social. Esta abordagem situa o processo ensino-aprendizagem na prática social. Assim, no con- texto maior das relações sociais, busca entender como as rela ções macroestruturais determinam as relações microestruturais do pro- cesso de ensino-aprendizagem. Também essa dimensão, reduzida a questões da organização social, esvaziou o discurso pedagógico, pois negou sua especificidade (Giordani, 2008).
Essa abordagem político-social ganha força no Brasil por volta dos anos 80, com a presença das propostas de Educação Libertado- ra de Paulo Freire, articulado a outros vários autores de orientação marxista. De acordo com Libâneo